sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Joelma Toledo Outorga a Comenda Emanoel Moraes Sarmento a Evandro Moraes e Zé Maria-JM

                                  
A Comenda Emanoel de Moraes Sarmento é outorgada a personalidades com atuação profissionais músicos e/ou gestores que se destacam ou se destacaram através de seus relevantes serviços prestado ao município e/ou ao Estado de Alagoas na área da cultura




PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 024/2019
                    

Outorga a Comenda Emanoel de Moraes Sarmento ao Sr. Evandro Soares Moraes Sarmento e ao Sr. José Maria Henrique da Luz, e dá outras providências .  

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS faz saber que a Câmara Municipal de Palmeira dos Índios aprovou e ele promulga o seguinte Decreto Legislativo: 
Art. 1º - Fica outorgada a Comenda Emanoel de Morais Sarmento ao Sr. Evandro Soares Morais Sarmento e ao Sr. José Maria Henrique da Luz, pelos relevantes serviços prestados ao Município.
 Art. 2º - A Comenda Emanoel de Moraes Sarmento é outorgada a personalidades com atuação profissionais músicos e/ou gestores que se destacam ou se destacaram através de seus relevantes serviços prestado ao município e/ou ao Estado de Alagoas na área da cultura; 
Art. 3º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação. 
Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.  

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, 19 de agosto de 2019.    

Joelma Tenório Toledo

Vereadora 




BIOGRAFIA

EVANDRO SOARES MORAES SARMENTO


Evandro Soares Moraes Sarmento nasceu no dia 07 de março de 1970 na cidade de Campina Grande-PB filho do inesquecível maestro Emanoel De Moraes Sarmento e da professora a senhora Maria Soares Sarmento, sendo o caçula dos seis filhos do casal. 
Casou-se na década de 90 com a Pedagoga Quitéria Sandra Lima Moraes Sarmento que tiveram três filhos: Arthur, Maria Eduarda e Gustavo Evandro.

Formou-se em Pedagogia, mas a música sempre fez parte da vida dele desde que nasceu pois a casa que morava quando criança era um ambiente onde o seu pai o Maestro Mané Moraes como era conhecido, reunia os componentes que faziam parte da sua banda os Tremendões para a realização dos ensaios musicais na década de 70.

Apresentou interesse pela música desde criança, que o levou a apreciar o baterista da banda de seu pai. Tornando-se assim baterista oficial da banda Os Tremendões ainda na adolescência. Foi convidado por várias bandas da capital alagoana para fazer “free lance” na orla de Maceió.

Na década de 90 formou a banda Doce Mel, deixando de ser baterista nos Tremendões que era de seu pai. Ainda nessa década entrou em sociedade com seu irmão e comprou o trio elétrico “Cor do Som”, onde fizeram várias festividades, assim elevando o nível da banda. Devido a acontecimentos maiores, anos mais tarde a sociedade foi desfeita. E em seguida ele seguiu sozinho com sua banda acrescentando, o som e estruturas.

Atualmente sua Empresa “Evandro sonorização e Estruturas” atende a eventos de grande porte com estrutura de Som, Palco, Geradores. Deixando seu legado de baterista para os dois filhos que também aprenderam a gostar desse instrumento.


BIOGRAFIA

JOSÉ MARIA HENRIQUE DA LUZ

Nasceu em 12 de Março de 1968, no distrito de Rainha Isabel, Pernambuco.

Filho de José Henrique da Luz e Corina Marta da Luz.

Chegou a Palmeira dos Índios em 1974, cidade onde o acolheu e que vive até hoje.

Apesar da pouca idade, Zé Maria já tinha toda uma inclinação musical, estudou na Escola Graciliano Ramos e Colégio Estadual Humberto Mendes, onde participou de vários concursos e shows de calouros.

Aos 13 (treze) anos de idade atuou como cantor na banda POP som, muito conhecida na época, dai por diante iniciou sua carreira como cantor profissional, passando por varias bandas, tais como: OSTREMENDÕES, GRUPO JG, BASTO PEROBA, TORZINHO E BANDA, BANDA TROPICAL MANIA até fundar a sua própria banda “BANDA JM”, onde além de viajar todo nordeste fazendo shows gravou 08 trabalhos.

Aos 15 (quinze) anos conheceu a alagoana, Palmeirense Vera Lúcia Padilha, com quem se apaixonou, casou e formou família.

Dessa união tiveram três filhos: Keila Lúcia, Kaio Henrique, Henrique Junior estes lhe deram 3 (três) netos.

Hoje Zé Maria ou JM como é conhecido atua no ramo de empreendorismo; É proprietário da empresa JM PRODUCÕES E EVENTOS, onde além da geração emprego presta serviços ao município de Palmeira dos índios e cidades vizinhas.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Joelma Toledo solicita ao Prefeito informações sobre andamento da Creche do Conj. Edval Gaia



Após visita in loco, Joelma Toledo apresenta Requerimento nº 014/2019 solicitando ao Prefeito e ao Sec. Mul. de Educação, informações sobre a obra da Creche no Conjunto Edval Gaia.

Joelma Toledo, solicita recuperação da Escola do Povoado Anum Velho.

Na 3ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 18ª LEGISLATURA e17ª SESSÃO ORDINÁRIA do dia 14 de agosto, a Vereadora Joelma Toledo apresentou a Indicação nº 235/2019 solicitando ao Prefeito e ao Sec. Mul. da Educação Esporte Lazer e Juventude a recuperar a escola do Povoado Anum Velho e que a mesma seja utilizada para o atendimento de crianças na Educação Infantil (Creche).

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Vereadora Joelma Toledo faz homenagem a Professora Francisca Nunes

Através da Indicação nº 234/2019, Vereadora Joelma Toledo solicita ao Prefeito nomear a Creche da Tabacaria de Professora Francisca Nunes Silva. Homenagem justa diante dos relevantes serviços prestados a educação municipal. 
BIOGRAFIA

Francisca Nunes Silva ( 18/10/1955 – 25/11/2017 )

Povoado Bonifácio, município de Palmeira dos índios.
Filha de Elias Correa Nunes e Terezinha Barbosa Nunes. Foi a escolhida entre os irmãos, por sua tia paterna Maria Amélia, conhecida por Dindinha para conviver com a mesma no sitio Cedro.
Ainda jovem, começou a deixar seu nome registrado na “educação da comunidade”, sendo professora e amiga de todos. Casou-se com Cicero Leône e formou uma linda família. Era muito querida e popular na comunidade por seus feitos, e devido a isso recebia muitos convites para ser madrinha de batismo e casamento.
Tornou-se uma líder, dando o seu melhor em tudo que fazia e era com muito amor. Passou por muitas dificuldades até alcançar seus objetivos: estudar e lecionar. Começando na própria residência lutando pela erradicação do analfabetismo desde o começo da caminhada na profissão que abraçou e lutou desde jovem e em toda a sua vida “professora e pedagoga”.
Enfim, com muita humildade realizou seus sonhos e objetivos, lecionando na escola constituída da comunidade para o desenvolvimento da região.
Enquanto ficou entre nós nesse espaço físico, foi sempre de total dedicação aos que amava, doação aos excluídos. Deixando um exemplo pessoal e profissional dentro e fora da comunidade.
 

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Joelma Toledo e Pedro Alberto parabenizam Palmeira dos Índios pelos 130 Anos


Neste dia 20 de Agosto, a nossa cidade completa 130 anos, e hoje, nada mais justo que parabenizar o povo Palmeirense, gente guerreira, honesta e trabalhadora.
É com orgulho de sermos Palmeirenses, de pertencermos a esta cidade, que deixamos nossa mensagem de esperança e agradecimento a toda essa gente que trabalha para que seus filhos possam sonhar com um futuro melhor. Temos muito respeito e carinho pelo povo de nossa Palmeira, homens e mulheres que com suas mãos sabem valorizar o fruto da terra… Fazemos questão de dizer que o nosso compromisso continua, sempre trabalhando em beneficio da coletividade e do desenvolvimento de Palmeira, defendendo e lutando pelos interesses da população.


Feliz Aniversário!!! para a nossa querida cidade.

             JOELMA  TOLEDO         PEDRO ALBERTO TOLEDO
               VEREADORA             AGROPECUARISTA





segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Lei Nº 2.300/2019, de 06 de novembro de 2019 - Institui no Município de Palmeira dos Índios a Semana de Conscientização da Alimentação Saudável


Lei Nº 2.300/2019, de 06 de novembro de 2019
“Institui no Município de Palmeira dos Índios a Semana de Conscientização da Alimentação Saudável e dá outras providências”.
            Art. 1º Fica instituída no Município de Palmeira dos Índios a Semana de Conscientização da Alimentação Saudável, a ser realizada anualmente na semana que incluir o dia 16 de outubro.
            Parágrafo único. O evento de que trata esta lei poderá ser realizado em qualquer outra semana, dentro do mês referido, em caso de inviabilidade de aplicação do caput deste artigo.
            Art. 2º A semana a que se refere o art. 1º poderá ser comemorada nas escolas com reuniões, palestras, seminários, cursos, vídeos educativos ou outros eventos.
            Parágrafo único. As escolas de natureza pública que detenham competência legal para adoção de ações governamentais direcionadas à alimentação e nutrição poderão firmar parcerias com entidades da sociedade civil que desenvolvam ações semelhantes, no intuito de promoverem atividades educativas durante a semana de que trata esta lei.
            Art. 3º Os recursos necessários para atender as despesas com execução desta lei serão obtidos mediante doações e campanhas, sem acarretar ônus para o Município.
            Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palmeira dos Índios/AL, de 06 de novembro de 2019
 
JOELMA TENÓRIO TOLEDO
VEREADORA

JUSTIFICATIVA
                        A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania, sendo sua concretização responsabilidade tanto do Estado, quanto da sociedade e dos indivíduos.
            A importância de uma alimentação saudável é indiscutível em todas as etapas da vida, entretanto, a infância requer uma maior atenção, já que nesta fase o organismo humano encontra-se em franco desenvolvimento, devido ao processo de maturação biológica pelo qual passam, podendo a prática contínua de uma alimentação inadequada ocasionar o desenvolvimento de carências nutricionais, resultando em doenças associadas à má alimentação como obesidade e doenças crônicas não transmissíveis, cuja prevalência vem aumentando significativamente.
            Sendo assim, a criação desse Projeto “Semana de Conscientização da Alimentação Saudável”, tem o objetivo de promover a compreensão das pessoas sobre a importância da alimentação adequada em todas as fases da vida, expondo conceitos de alimentação saudável e nutrição por meios de discussões, cursos, seminários, vídeos educativos e outros mais, visando manter a saúde em dia.
            O Dia Mundial da Alimentação, que é celebrado em 16 de outubro, já vem sendo comemorado com uma semana de atividades em diversas cidades do país, focando num tema que tem chamado bastante a atenção para discussões e debates, especialmente com o crescimento alarmante do número de crianças e adolescentes obesas, qual seja, a alimentação saudável, a qual é determinante para a boa saúde na vida adulta.
            É preciso aproveitar esse dia para refletir a respeito dos hábitos alimentares, no desperdício, e como pode mudar o quadro da alimentação mundial, lembrando que pequenas atitudes fazem o mundo melhor.
            Diante destas argumentações, solicito aos nobres pares a aprovação desta matéria.
.
 JOELMA TENÓRIO TOLEDO
VEREADORA

Joelma Toledo solicita construção do Plano Decenal Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Palmeira dos Índios.

Na Sessão Ordinária do dia 07 de agosto, a Vereadora Joelma Toledo, através da Indicação nº 220/2019, solicita ao Prefeito e a Sec. Mul. da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, construir o Plano Decenal Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes do município de Palmeira dos Índios. 


Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes



EIXO 1 – PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

EIXO 2 - PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS
EIXO 3 – PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
EIXO 4 – CONTROLE SOCIAL DA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS
EIXO 5 – GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES